Exposição na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (19 Setembro a Dezembro de 2018)
Catalog
O que é a dobragem? Só uma série de vincos?
O que é o papel? É bem conhecido. Todos o conhecem.
O que é Matemática? Há quem diga que a conhece, mas realmente não. Há quem não queira confessar, mas realmente sente a Matemática.
Para mim Matemática é um modo de pensar, uma maneira de ver o mundo, um caminho para compreender o universo, uma estrada real para quem quiser compreender.
Dobragens = Construções,
Papel = Plano,
Matemática = Matemática
e juntos criam um “triângulo equilátero” muito importante para mim. Estes três “países” que marcam o triângulo guiam as minhas obras. Uma ideia de Matemática é realizada pela Dobragem no Papel. As minhas obras são como paisagens vistas dentro deste triângulo.
Os poliedros regulares dão uma estrutura básica e uma simetria de forma. Os vincos e as espirais transformam as folhas planas de papel em formas espaciais, que se juntam só com forças de elasticidade e de fricção de papel. Estas formas, ou módulos, têm partes para combinar os módulos e partes desenhadas, as quais na obra finita criam um padrão único de superfície às vezes descendo ao interior.
As minhas obras são diferentes. Há obras abstratas como beleza pura. Algumas têm formas orgânicas. E são como formas orgânicas: vivem e combatem contra forças exteriores. Outras ficam entre a ordem da estrutura geométrica e o caos da dobragem. Mas todas são criadas com paixão!
Krystyna Burczyk
www.paperstructures.eu